Imagem Matéria REM Painéis

Volta ao passado: Netflix usa outdoor para promover suas séries

NOVA YORK — A Netflix, empresa pioneira de serviços de streaming de vídeos que revolucionou a televisão, está investindo em uma das mais antigas formas de publicidade em busca da audiência e de prestígio.

Conhecida por séries de sucesso como “Stranger Things” e “The Crown”, a Netflix decidiu investir em outdoors: alguns já estão na famosa rua de Hollywood Sunset Strip, em Los Angeles.

A ideia é mostrar a força da Netflix e seu desejo de se tornar uma produtora e distribuidora de sucesso de Hollywood. A expectativa é que sejam lançados 700 programas originais da Netflix este ano, entre séries, filmes e outras programações. Os painéis são vistos diariamente por atores, escritores e diretores da indústria do cinema.

Os outdoors precisam competir com a publicidade digital. Mas eles se mantém atrativos porque dificilmente são ignorados por quem passa em veículos e, ao mesmo tempo, acaba sendo reproduzido no ambiente digital, quando as pessoas fotografam e postam as fotos em suas redes sociais.

Em Hollywood, os estúdios usam os outdoors também para impressionar seus talentos e demostrar apoio nos lançamentos. Segundo um executivo de Hollywood, é uma forma de agradar aos diretores e produtores, ao dar uma visibilidade às produções.

Compra de participação

Mais do que apenas anunciar em painéis, a Netflix decidiu comprar participação em empresas de outdoors para ter mais controle sobre a publicidade. Em abril, a empresa teria oferecido US$ 300 milhões para comprar a empresa de publicidade Regency Outdoor Advertising. Agora, teria decidido comprar apenas metade da empresa, por US$ 150 milhões, para se concentrar em outros negócios de outdoor.

A nova estratégia de comprar e não apenas alugar outdoors vai limitar a presença de publicidade de concorrentes como AT&T, HBO e CBS em determinadas áreas.